Partilhamos consigo o discurso comovido do nosso Sr. Comandante José Mendes, na cerimónia de tomada de posse realizada no dia 29 de janeiro, no quartel sede.

Hoje certamente seria um dia para um longo discurso, mas sei que teria os Bombeiros impacientes, creio que me espera uma surpresa molhada.

Posso afirmar que o plano de ação está traçado, os objetivos gerais bem definidos, e tenho a certeza que os objetivos específicos estão devidamente entendidos.

Ou seja, é a sintonia entre a estratégia, passada à tática, e aplicada na manobra, palavras que os Bombeiros percebem perfeitamente.

Mas hoje é dia de festa e de agradecimentos.

Agradecemos à Câmara Municipal do Seixal todo o apoio prestado, é sem dúvida o nosso parceiro mais importante. Agradecemos também às juntas de freguesia todo o apoio prestado.

Senhor Comandante Regional, pessoa de referência para mim, sem dúvida uma fonte inspiração. Consigo fortaleci e consolidei os meus conhecimentos, posso dizer também, um grande amigo.

Senhor Comandante Distrital permita-me que lhe diga, você foi realmente uma agradável surpresa, pessoa sempre disponível e preocupada. Consigo e com o nosso 2.º Comandante Distrital dificilmente ficam assuntos por resolver. Para a atual Direção na pessoa do Presidente Brázio Romeiro quero aqui publicamente tirar o chapéu ou seja, neste caso a boina, pois com esforço, dedicação e valorização das pessoas, conseguiram criar neste corpo de Bombeiros motivação e condições para consolidar todo o trabalho desenvolvido durante 44 anos. A todos também o nosso muito obrigado!

Aos Bombeiros, Bombeiras, infantes, cadetes e fanfarra. Posso dizer, camaradas, companheiros e amigos, estão reunidas todas as condições para projetarmos ainda mais esta casa a nível do concelho do distrito e do País. Acreditem, somos sem dúvida um corpo de bombeiros de referência nacional.

No entanto podemos melhorar, fortalecendo o nosso espirito de equipa, mudando ainda algumas mentalidades, deixando de utilizar palavras como: “EU” e passarmos a dizer “NÓS”, “FIZ” por “FIZEMOS”,

“CONSEGUI” por “CONSEGUIMOS, “CONQUISTEI”, por “CONQUISTÁMOS”. Só um grande coletivo e com enorme espírito de grupo é possível atingir os objetivos. A todos um agradecimento muito especial pelo empenho e dedicação. OBRIGADO BOMBEIROS!

Para terminar não posso deixar de agradecer à minha família, principalmente ás duas pessoas de referência da minha vida, que neste momento estejam onde estiverem sei que estarão muito orgulhosas do meu trajeto, refiro-me à minha mãe e avó.

A vocês meus filhos, mesmo com a minha ausência em alguns momentos, nunca deixei de sentir da vossa parte amor, carinho e apoio, e quando me dizem “Pai és o nosso orgulho” ou escrevem “O Pai é o primeiro amor de uma filha e o primeiro herói de um filho” só posso afirmar que, amo-vos com toda a minha força.

OBRIGADO A TODOS!”